Câmara Municipal de Barra da Estiva

"Cidadania e Transparência"




Partilhe esta Página



Total de visitas: 48401
Notícias
Notícias

 

Notícia - 17-01-2014 - 10:00:52

 

Vereadores cessam recesso parlamentar para atender convocação extraordinária.

 

A Câmara Municipal de Barra da Estiva cujos trabalhos legislativos do primeiro período ordinário de 2014, tem início em 15 de fevereiro, porém agendado para 21 de fevereiro, estará se reunindo extraordinariamente na  próxima segunda-feira (20/1)  às 19h30min, para atender convocação  do presidente vereador Antônio Lopes, destinada a análise de matéria encaminhada pelo executivo municipal.  Consta da pauta da sessão análise do Projeto de Lei nº 001/2013 que “Regulamenta o ANEXO III da Lei Municipal nº 015/2009, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargo e Carreira da Rede Pública Municipal de Ensino de Barra da Estiva, e dá outras providências”. A sessão extraordinária não gera despesas ao erário municipal e nem ao legislativo municipal.

 

 

 

Notícia - 18/06/2013 08:00

 

Faleceu o ex-vereador Carmelino Barbosa Sobrinho, conhecido por “Tilingo”.

 

Morreu aos 76 anos, o ex-vereador Carmelino Barbosa Sobrinho, popularmente conhecido como “Tilingo”. A morte ocorreu na madrugada do dia 13 de junho, às 05h00 da manhã. O político tinha problemas de coração e na tarde do dia 12 de junho não se sentiu bem e foi encaminhado ao Hospital Suzy Zanfretta, onde faleceu nas primeiras horas de quinta-feira (13). Tilingo ingressou na política barra-estivense em 1977, e foi eleito vereador da cidade por cinco legislaturas consecutivas, sendo: 1977 a 1982, 1983 a 1988, 1989 a 1992, 1993 a 1996 e 1997 a 2000. Durante a sua trajetória política foi eleito em todos os cargos da Mesa Diretora, onde assumiu o cargo de Presidente no período de 1981 a 1982; Vice-Presidente de 1985 a 1986, de 1989 a 1990 e 1995 a 1996; 1º Secretário, de 1979 a 1980; e 2º Secretário de 1977 a 1978 e 1997 a 1998. Quanto à sua trajetória familiar deixou um legado de simplicidade e amizade para os filhos, netos, bisnetos e amigos. A Câmara Municipal de Barra da Estiva, consignou em Ata na Sessão Ordinária do dia 14 de junho de 2013 a MOÇÃO DE PESAR em honra ao recentemente falecido.

 

 

 

Notícia - 13/05/2013 10:46:30

CÂMARA ITINERANTE – UMA ATITUDE INOVADORA

 

A Câmara Itinerante de Barra da Estiva foi aprovada por unanimidade dos Vereadores presentes, após a tramitação do Projeto de Resolução nº 002/2013, de autoria da Mesa Diretora, na Sessão Ordinária do dia 10 de maio de 2013.

A Câmara Itinerante terá o propósito de realizar reuniões ordinárias no Distrito, nos Povoados e nos Bairros do Município, oferecendo cidadania, conhecimentos e serviços realizados pelo Legislativo Municipal, pelo menos uma vez por mês. Assim, a população terá a oportunidade de conhecer o papel dos Vereadores, fazer reclamações e solicitar melhorias diretamente aos seus representantes. Nesse contexto, os Vereadores irão ouvir e analisar as reivindicações dos cidadãos, buscando meios de ajudar a solucionar os problemas apresentados.

“Quando a gente pensou em Câmara Itinerante, pensou em divulgar com transparência os trabalhos Legislativos, inclusive colocando à disposição de todos os contribuintes os movimentos financeiros de receitas e despesas da Câmara Municipal e aproximando o contato direto do Vereador com a população de cada região urbana e rural”, admite o Presidente Vereador Antônio Lopes.

Os Vereadores também comentaram que a atitude da Mesa Diretora foi uma inovação no Legislativo Municipal, propiciando ao Vereador, conhecer de perto o comportamento de cada região, suas reações, opiniões e anseios, e tendo uma intimidade que desemboque em realizações mútuas.

A Câmara de Vereadores terá o compromisso de dar ampla divulgação e promoção à Câmara Itinerante, bem como registrar, em resumo sucinto, os trabalhos realizados.

 

 

 

Notícia - 07/05/2013 10:43:41

  Valdnei saúda os 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

 

Os 30 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra da Estiva foram registrados nos anais da Câmara Municipal de Barra da Estiva pelo Vereador Vice-Líder da Bancada da Oposição Valdnei da Silva Caires (PCdoB), na Sessão Ordinária do dia 03 de maio de 2013. O vereador lembrou que, em 1º de maio de 1983, foi fundado o Sindicato e depois com a forte luta dos trabalhadores foi conseguido a carta sindical e filiar-se à CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, à FETAG/BA – Federação dos Trabalhadores na Agricultura no estado da Bahia e à CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

De acordo com Valdnei, o Sindicato foi pioneiro do sindicalismo no movimento sindical do Município, buscando legitimidade nas suas representações, pela participação na criação e organização de outro sindicato, pela força e luta dos trabalhadores, sempre na defesa da autonomia e liberdade de organização da classe trabalhadora.

"O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra da Estiva agiu ativamente na campanha para eleger Lula presidente da República, o primeiro trabalhador a assumir o governo federal. Atuou também na campanha que elegeu a presidente Dilma Rousseff, a primeira presidente na história do Brasil", completou o edil.

 

 

Notícia – 16/04/2013 22:40:55

Presidente do Legislativo Municipal atende ao pedido do Vereador Valdnei (Bô).

 

O Vereador Antônio Lopes, Presidente do Legislativo Municipal de Barra da Estiva, deferiu o Ofício do Vereador Valdnei Caires (Bô), que solicitava a concessão do espaço físico da Câmara de Vereadores para a realização de uma palestra.

Aconteceu hoje por volta das 19h00 a palestra mediada pelos técnicos previdenciários do INSS, Erick Vinícius e Maricelli Lima, abordando sobre o Programa de Educação Previdência. Durante a explanação do Programa, além do público que esteve presente, os demais interessados que não puderam comparecer, acompanharam pela Rádio Comunitária Barra FM 104,9 MHz. Estiveram presentes à palestra, os Vereadores Antônio Lopes de Araújo – Presidente da Casa, Valdnei da Silva Caires (Bô) – Vice-Líder da Bancada da Oposição e Elzito Freitas Silva (Zito de Noé). Ainda, compareceram os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra da Estiva; ex-vereadores Jocimar Kuster e Valter Silva Pereira; servidores da Câmara e demais pessoas da sociedade civil.

A palestra oportunizou um conhecimento da legislação previdenciária com a demonstração dos benefícios programados e não-programados e citaram os contatos para quaisquer dúvidas através do telefone 135 e do site www.previdencia.gov.br. Ao final da palestra foram feitos os agradecimentos aos técnicos previdenciários pelas informações prestadas e dúvidas dirimidas.

 

 

Notícia - 12/04/2013 20:43:42

 

Resumo da Sessão Ordinária do dia 12 de abril de 2013.

 

A Sessão foi presidida pelo Vereador Son Martins. Ao dirigir os trabalhos falou da justificativa da ausência do Presidente Vereador Antônio Lopes e do Vereador Bô, Vice-Líder da Bancada da Oposição. Durante o expediente da Sessão foi apresentadas as seguintes indicações: Indicação nº 003/2013, do Vereador Son Martins indicando ao Prefeito a construção da Capela Mortuária no Cemitério da Sede do Município para atender às famílias carentes no momento de pesar pelo seu ente querido; Indicação nº 006/2013, do Vereador Zito de Noé indicando ao Prefeito a construção da Quadra Poliesportiva do Centro Educacional Rio Preto para atender aos estudantes e toda a comunidade de Rio Preto e região. Depois, ao ser questionado pelo Presidente em exercício, Son Martins, o Vereador Fabrício Viana afirmou que a rede de água para abastecer algumas famílias na localidade de Peru, será realizada com recursos próprios. Também, foi recebido um Ofício da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo colocando à disposição para que juntos com os Vereadores possam desenvolver um trabalho de preservação e recuperação de áreas degradadas, bem como a divulgação dos pontos turísticos do Município.

 

 

 

Notícia - 11/04/2013 12:56:41

Cem Primeiros Dias de Gestão no Legislativo Municipal

À frente da Câmara de Vereadores de Barra da Estiva, há exatos 100 dias, o Presidente Antônio Lopes faz um balanço sobre o começo de sua gestão como Presidente dessa Egrégia Casa Legislativa.

Um dos propósitos de Antônio Lopes como presidente é o empenho em tornar transparentes as ações ocorridas na Câmara de Vereadores, para isso, mostra-se ciente dos desafios. “Quando a gente tentou buscar a presidência, uma das metas era essa, a transparência, a legalidade, a razoabilidade e a economicidade”, admite o Presidente.

Ações a serem comemoradas dentro do plano de gestão de Antônio Lopes são elas: divulgação mensal no mural da Casa Legislativa das receitas e despesas; prestação de contas mensal à disposição de todos os contribuintes; divulgação do balancete mensal no portal da transparência no IMAP (http://www.camara.barradaestiva.ba.io.org.br/); distribuição da prestação de contas mensal aos Vereadores; criação do portal da Câmara (www.camarabarradaestiva.com.br); recuperação do veículo GOL JOX-4822, Ano e Modelo 2005, no valor de R$ 7.820,00 (sete mil e oitocentos e vinte reais); aquisição do veículo SPIN LTZ zero km, no valor de R$ 53.722,00 (cinquenta e três mil e setecentos e vinte e dois reais); reforma de quatro salas (gabinetes dos Vereadores) do prédio sede da Casa Legislativa; pintura dos portões, das estacas e do muro, da área externa da Câmara de Vereadores; Atualização salarial dos Servidores e criação da Lei de valorização dos servidores do Legislativo Municipal; reativação do sistema de monitoramento de câmeras; e aquisição de impressora, no-break e dois microfones.   

Eleito pelos vereadores da bancada da oposição (Eronilson (Son Martins), Admo Marcelo (Marcelo do ônibus), Eunice (Daí de Itanael), Irisvaldo (Val Dias) e Valdnei (Bô)), Antônio Lopes encara as críticas da situação com naturalidade. Segundo ele, o trabalho transparente e com competência tende a diminuir os ataques, “quando possui transparência, competência, seriedade e responsabilidade você anda de cabeça erguida”, cita.

Em seu sexto mandato como vereador, Antônio Lopes pretende continuar o trabalho. “Fui eleito para ser vereador de Barra da Estiva, venho conduzindo minha vida com muita seriedade e competência no trabalho”, declarou.

topo